As Poderosas dos Supermercados.

Simpatia e educação são adjetivos que as operadoras de caixa de Supermercados não têm pelo consumidor. A maioria delas é arrogantes, mal humoradas e estão sempre de cara feias, demonstrando uma insatisfação latente. Falo dos supermercados de nomes bem conhecidos pela população.

Noto que ao chegarmos aos caixas e dermos bom dia elas respondem entre os dentes quase rosnando e jamais olham para a sua cara. Algumas delas são até bem arrogantes e nos dão ordens como:

– Puxa as compras que a esteira esta quebrada.

– Tem cartão da loja?

– Tem moeda?

– Você vai ter que esperar, o caixa vai ser trocado.

– Seu cartão não passou vai “pra” gerência.

(Por favor… É uma delicadeza que elas não conhecem)!

Além dessas grosserias elas ainda jogam suas compras quando passam pelo leitor do caixa e nem ao menos se movem para ensacar suas compras deixando essa função para o consumidor e ainda lhe dão sacos a menos, forçando o consumidor a pedir mais sacos o que elas fazem com muita má vontade.

Jamais elas dizem qual o valor das suas compras, pois o consumidor deve ler no monitor do caixa e se é uma senhorinha de idade e que não tem boa visão, elas resmungam o valor como se fosse uma grande obrigação do consumidor em ler o valor total.

Reconheço que também existem consumidores arrogantes e mal educados e noto que isso se deve pela forma que são tratados, como filas intermináveis, desrespeitos uns pelos outros, ar condicionados desligados, cheiros desagradáveis e falta de um funcionário para orientar e informar os consumidores.

Já presenciei muitas vezes brigas e discursões nos mercados para fazer valer o direito do consumidor, e quando isso acontece à caixa replica vigorosamente ao consumidor. Eu mesma já briguei algumas vezes e em uma delas tive que chamar a policia militar, tamanha foi o desrespeito da funcionária. Isso demonstra o quanto é insatisfatório o atendimento desses estabelecimentos.

Elas realmente se sentem “Poderosas”, porque nunca vi nenhuma retaliação por parte da gerência dos mercados. No dia seguinte, lá estão elas trabalhando da mesma forma e no mesmo mau humor, as fazendo acreditar que elas são as “Poderosas” do pedaço, e com isso as tornam cada vez pior.

Quando estou nas filas, fico observando o jeito delas trabalharem e pude apanhar várias ações delas como:

– Falam com a colega ao lado, debochando do consumidor que passou no caixa e já não pode mais escutar.

– No meu caixa mando eu… Nenhum (CRIENTE) vai me dizer como trabalhar.

– Se tiver que fechar o caixa eu fecho mesmo. Dane-se quem esta na fila.

– Aqui nesse mercado só vem gentinha pobre… Fica fazendo questão de um centavo.

– Hoje eu não estou boa… Se disser que sou bonita e mato.

E o pior de tudo é que não temos por onde correr.

Ainda tem a aparência dessas moças que não é lá muito agradável. Os uniformes são horríveis e de muito mau gosto. A maquiagem que elas usam é de fazer rir. Geralmente são olhos pintados grotescamente de azul, duas bolas de blush nas maças do rosto e algumas usam batons cor de laranja e já vi uma caixa com batom azul. A maioria delas está com os cabelos pintados de loiro, naquele tom amarelado, aparentando pouco cuidado. As unhas são enormes e todas decoradas me dando a impressão que elas saíram de um clip da “Empreguetes”.

Num mercado de nome bem conhecido, aqui perto de casa, tem uma caixa de aproximadamente cinquenta anos, gorda com os cabelos grisalhos até a metade, unhas enormes pintadas de preto e com os dois braços cheios de pulseiras, feitos artesanalmente por ela, que oferece aos clientes, sem nenhum reserva, dizendo ainda, que para os clientes do mercado o preço é mais barato. Fala sério!

Não só as caixas de supermercados que agem dessa forma. Aqui tem uma padaria confeitaria muito antiga e com produtos de boa qualidade e variedade. A caixa que trabalha pela manhã é um poço de antipatia. Apesar de ser muito rápida no atendimento ela jamais responde ao seu Bom dia ou demonstra qualquer simpatia pelo consumidor. Quem não confere o troco, sai ludibriado, pois sempre esta faltando centavos ou até mesmo um real, daí a rapidez dela, que obriga o consumidor a sair rápido do seu caixa, porque logo em seguida ela já esta chamando o próximo.

Nem vou entrar no mérito do arredondamento de preços, que geralmente é para cima que muitos estabelecimentos fazem.

O que também me incomoda é o consumidor que esta atrás de você. Quando acabamos de colocar nossas compras na esteira do caixa, lá esta ele colocando as compras dele também, que muitas vezes a caixa passa junto com as suas compras e acontece aquele transtorno, demorando ainda mais o tempo de espera nas filas. E o pior de tudo é que esse consumidor que chega junto ao caixa com você, prestando a atenção em toda a operação que você esta fazendo, como digitar sua senha que muitas vezes você tem que pedir licença para digitar, já que o indivíduo esta junto com você.

Sei que muitos leitores vão defender as caixas, dizendo que elas ganham mal, que trabalham muitas horas por dia e etc. É justamente ai o ponto! Elas sabem exatamente o que é o trabalho e o salário mensal. Penso que, se não estão satisfeita com o trabalho que passem a vez para outros que necessitam e querem trabalhar bem.
Eu já desisti de ser gentil, dar bom dia ou até mesmo fazer um elogio. Passo as minhas compras, absolutamente quieta, respondo quando me pergunta algo, ensaco minhas compras e nunca me esqueço de conferir o troco.

Fui… Porque ainda tenho que fazer compras!

Kika

About Kika

Meu nome já não importa, mais meu apelido é Kika. Sou carioca da gema, do signo de peixes. Já passei da idade dos sonhos. Por incrível que possa parecer, ainda não descobri a minha missão e no momento não estou fazendo questão. Amo a natureza e todos os seus habitantes. Gosto de ir ao cinema, ao teatro. Quase sempre escuto o bom Blues. Procuro sempre me manter ocupada, isso me faz esquecer os problemas e a solidão. Não gosto de situações aborrecidas e tediosas e muito menos ter que ser simpática quando não o quero ser e nunca me importo com o que falam de mim ou pensam ao meu respeito. Sou direta e nunca faço rodeios. Tenho vários defeitos e não faço questão de corrigi-los. Sou assim e pronto! Desejo que você goste da minha NAVE e qualquer contato é só deixar o seu recado que eu retorno. Muita paz a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>