Saudades dos “Shampoos de ovo”

Tenho tido problemas em encontrar um shampoo que deixe meus cabelos realmente bons. São tantas marcas e substâncias que fico horas nas lojas de departamento escolhendo um e sempre na primeira lavada dos cabelos percebo que mais uma vez não era o shampoo adequado.

Cadê aqueles shampoos da Colorama de lanolina, babosa, ovo, abacate, Jaborandi, Algas, Tutano, Limão, Coco e Amêndoas, que limpavam bem os cabelos com uma espuma gostosa e ainda deixava aquele cheirinho maravilhoso nos cabelos?  E o Creme Rinse – cor de rosa na embalagem transparente – (hoje condicionador) que deixavam os cabelos macios, leves e extremamente perfumados? Até os Shampoos Johnson baby sumiram.

Hoje, as fórmulas dos produtos é algo muito estranho com palavras americanas. Coisa do Tipo:

– Anti-Frizz – (frisado) que Nunca da certo.

– Big Size Hydra-Max Colágeno – (Tamanho grande de Max Colágeno).  O colágeno passou longe.

– Fructis Liso absoluto – (Acho que seria Fruits que quer dizer frutas) E para quem tem um cabelo que não é realmente liso não funciona.

– Head shoulder – (Cabeça e ombro)

E por ai vai numa gama de americanizado que fica difícil acertar um.

Existem também os shampoos Anti-caspa, Iluminador, Sem sal, Manteiga de karité, Cachos Comportados, Pós Química, Liso perfeito, Liso Extremo, SOS, Revitalização e Reposição de Massa, Pureza Refrescante, Crescimento Fortificado, Pretos Luminosos, Vermelhos Extremos, luzes, Gloss, Anti-queda, Control etc…

Putz… Fico inté com coceira na cabeça de tanta porcaria.

Meus cabelos são volumosos, pesados, fios grossos e um pouco ondulado em certas partes, tipo na nuca. Não encontro nenhum shampoo que se adequa aos meus fios. Não sou de ficar indo ao salão para fazer escova ou outra coisa qualquer, mesmo porque a grana e o tempo não dão para esse luxo. Também não sou de ficar fazendo escova em casa, pranchinha, tenho preguiça. Como moro no Rio de Janeiro e estou sempre me exercitando na praia, sou mais de lavar e sair com eles molhados que acabam ficando uma merda mesmo.

Alguns destes modernos shampoos não fazem absolutamente nada nos meus cabelos e outros os deixam pesados, esfiapados e grudados. As tais ceras, cremes e pomadas são perda de dinheiro, pois deixam meus cabelos uma droga.

Meus cabelos têm saudades dos Shampoos de Lanolina da Colorama, Algas Marinhas da Revlon, Babosa da Palmolive e de ovo da Herb Curtis, que nas décadas de 60 e 70, fazia um grande sucesso deixando nossas madeixas lindas e cheirosas, como os cabelos das atrizes que faziam os comerciais de TV desses produtos.

Hoje, as indústrias de cosmiatria capilar, inovaram, para acompanhar a modernidades das chapinhas, escovas progressivas, alisamentos afros, cabelos trançados e colados fio a fio, mudando as fórmulas e embalagens de seus produtos.

Ainda nos anos 60 e 70 o máximo de química de existia era o permanente e quem tinha os cabelos extremamente lisos, faziam para ficarem com os cachos iguais as das mocinhas da novela.

Enquanto os shampoos de lanolina e ovo não voltam ao topo da parada, vou percorrendo as lojas para ver se encontro algo que meus cabelos fiquem satisfeitos, e nem me venha com shampoos de chocolates e morangos, meus cabelos estão de dieta.

Kika

About Kika

Meu nome já não importa, mais meu apelido é Kika. Sou carioca da gema, do signo de peixes. Já passei da idade dos sonhos. Por incrível que possa parecer, ainda não descobri a minha missão e no momento não estou fazendo questão. Amo a natureza e todos os seus habitantes. Gosto de ir ao cinema, ao teatro. Quase sempre escuto o bom Blues. Procuro sempre me manter ocupada, isso me faz esquecer os problemas e a solidão. Não gosto de situações aborrecidas e tediosas e muito menos ter que ser simpática quando não o quero ser e nunca me importo com o que falam de mim ou pensam ao meu respeito. Sou direta e nunca faço rodeios. Tenho vários defeitos e não faço questão de corrigi-los. Sou assim e pronto!
Desejo que você goste da minha NAVE e qualquer contato é só deixar o seu recado que eu retorno. Muita paz a todos!

10 thoughts on “Saudades dos “Shampoos de ovo”

  1. Jamile

    Oi Kika,

    Lendo seu artigo amei! Porque concordo em número, gênero e grau contigo.

    Eu ainda acrescento nessa lista, o Wella Med, que minha mãe usava como condicionador, era ótimo, era como se fosse o neutrox antigo, antes das mudanças de fórmula, só que muito melhor que o neutrox. Nossos cabelos só precisava disso e nada mais.

    Também acrescento o shampoo de ovo e babosa da Juvena nessa lista. Depois que mudaram a fórmula do shampoo, ele ficou ruim também. Antes, meu cabelo se dava com eles, agora fica um horror.

    Então será que essa mudança de fórmulas é bom mesmo para nossos cabelos? Muitas vão dizer que sim, talvez a maioria, mas sempre vão ter aquelas que pensam como nós.

    Quanto aos shampoo Jonhson’s baby, ainda existem, mas há muito tempo que mudaram a fórmula e também não prestou mais como antes. Falo isso porque durante minha infância toda usei shampoo jonhson´s do amarelinho (o tradicional) e também a adolescência e o inicio da fase adulta, foi quando percebi que mudaram a fórmula (eu não usava outro shampoo, como não iria perceber?), percebi primeiro pelo cheiro que ficou parecendo cheiro de remédio e depois pelo resultado no cabelo. Foi daí que comecei a usar shampoos de adulto e passei a usar colorama, juvena, creme rinse, mas depois tudo acabou e hoje vivo nessa peregrinação por um shampoo que deixe meus cabelos macios e leves como outrora, sem precisar de tanta coisa que não resolve nada.

    Aproveito aqui para falar também da colônia baby jonhson’s, que eu também usava como colônia pós-banho: era da cor de salmão clarinho e era uma delícia, suave e não com o cheiro que tem hoje, que parece ou lembra os mesmos cheiros de todas as outras colônias infantis, principalmente um de litro. Eles mudarama a fórmula, cor, tudo, estragou a colônia. Deixou de ser única. Agora não compro nenhuma colônia de bebê. Usava muito na adolescência.

    Ops! Escrevi demais! Mas é a primeira vez que escrevo tanto em um blog, porque é a primeira vez que encontro alguém que pensa como eu.

    Parabéns pelo artigo e pelo blog.

    Jamile

  2. Fernando

    Olá Kika, eu ando num momento mto nostálgico, tudo bem que nasci em 1991, mas os anos 90 que me lembro eram tão melhores que os anos turbulentos que estamos enfrentando… Se tudo retrocedesse eu ficaria feliz acredita?
    Mesmo que não tenha mto tempo, mas os shampoo que eu usava a alguns anos atrás (há uns 6 a 8 anos vamos dizer), eram tão melhores, a consistencia dos condicionadores não eram aguadas, e nem havia mtas informações como hoje, lembro do Seda Ceramidas antigo, maravilhoso, do Seda Lanolina que deixava o cabelo tudo de bom, do Palmolive Solar que tinha um cheiro otimoooo, lembro do Elseve Regenium que tratava super bem o cabelo, do Elseve Anti Quebra que fazia milagres, ai que saudade…

  3. Luzia

    Oi kika li seu comentário a respeito de shampoo e cremes antigos,Desde 1990 foi quando começaram a mudar às fórmulas dos produtos de beleza venho procurando por eles porque meu cabelo virou um bagaço não se dá com essas fomula novas, à pouco tempo um mês atrás encontrei os produtos colorama diz que é fomula antiga comprei na hora tudo de babosa meu cabelo adorou ficou sedoso e e brilhante hidratado, graças adeus é dificil de achar aqui na minha cidade só encontrei em uma Farmácia mas ainda existe eles dizem que trocaram so a embalagem o creme rinse também existe esse não encontrei aqui na minha cidade espero ter ajudado Bjuss.

  4. alda lima

    kika., amei seu blog tenho 49 anos e sinto muita falta de meus shampoo e creme rinse da colorama
    agora parece que nenhum produto combina com meu cabelo ,tem uma infinidade de produtos , muito caros e nao funcionam
    sinto saudades daquela epoca
    bons tempos que nao voltam

  5. Delaine Almeida

    Oi Kika, concordo com tudo o que você escreveu
    Realmente hoje é muito difícil achar um shampoo ou creme que se bem para os cabelos.
    As fórmulas mudaram e hoje nada mais presta 🙁
    Saudades da época em que a gente encontrava todos esses produtos que você descreveu e tantos outros que só ficaram na lembrança.

    • Rita

      Hj gastamos horrores em produtos para o cabelo e ñ obtemos resultado algum. Lembro-me q na adolescência usava o shampoo juvena babosa e o condicionador kolene e os cabelos eram lindos ,hj compro uma variedade de produtos e o cabelo ñ é bonito !como eu queria q voltasse esses produtos bons e baratos .

  6. Rey

    Menina que texto massa, vc escreve super bem PARABENS ! Sobre o assunto lembro desses shampoos que vcs todos escreveram….juvena babosa, ovo, jaborandi, lanolina, Shampoo Flex da Revlon, Aquamarine, Colorama do frasco transparente ( se cair quebrava ), Vital Ervas ( cheiro delicioso ) Elseve Multivitamina, alfa jojoba, regenerium ( esse lancado no anos 2000 quem fazia a propaganda era Catharine Deneuve ) citrus shampoo Darling ( um dos mais cheiroso que existiu ) e existiu eu tenho certeza um chamado Top Secret, mas nao encontro nada na net sobre ele.

    • Obrigada Rey pelo elogio…Muito em breve a NavedeKika volta a todo vapor. Tks pela visita e volte sempre!

  7. Alexandra

    Alguém aí lembra do palmolive optims? um da embalagem verde escura de 200ml que era do início dos anos 90? Até hoje, não encontrei nada igual!! Eu gostava muito, também, do monange jaborandi e do palmolive lanolina.. Sem falar nos óleos de mocotó( eu sei eram fedidos) mas depois de lavados, os cabelos eram uma perfeição só, que hj não tem creme caro que deixe igual..

    • Olá Alexandra….Claro que me lembro!!!! O de embalagem verde era muito bom! Obrigada pela visita e desculpa a demora da resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>